Vamos falar sobre Saúde mental?

Atualizado em 27/02/2020
Por Ingrind M. Silvério Teixeira

Vamos falar sobre Saúde mental?

Atualizado em 27/02/2020
Por Ingrind M. Silvério Teixeira
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O conceito de saúde mental vem evoluindo ao longo do tempo.

Apesar de não existir uma definição “oficial” por se tratar de um constructo subjetivo que leva em conta as diferenças culturais, de valores, classes, entre outras, a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente, define saúde mental como um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, lida com os estresses cotidianos, é produtivo e capaz de contribuir para sua comunidade. 

A partir da definição apresentada pela OMS, a saúde mental é parte integrante da saúde, que por sua vez envolve o bem-estar físico, psicológico e social, não podendo ser considerada apenas a ausência de doenças. É importante esclarecer que, quando analisamos quadros clínicos mentais, poucos são os casos que podem ser tratados como doenças, pois é difícil estabelecer os sintomas específicos e as causas de todos. 

Existem inúmeras síndromes e transtornos, devidamente classificados no CID 11 (Classificação Internacional de Doenças) e no DSM V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), ou ainda esquemas cognitivos e padrões de comportamentos disfuncionais, que comprometem a saúde mental dos indivíduos.

Saúde mental, física e social são interdependentes e fazem parte de um conceito mais global de saúde. É reconhecida, assim, a influência dos fatores biológicos, psicológicos e sociais nas doenças mentais e físicas. Do mesmo modo, sabe-se que a saúde física exerce uma considerável influência sobre a saúde e o bem-estar mental (OMS, 2001a).

Precisamos trabalhar com o conceito de saúde integral, no qual corpo e mente são uma unidade indivisível e que, como tal, os fatores emocionais e físicos se correlacionam. 

Para a Organização Mundial de Saúde (WHO, 2013), a saúde mental e o bem-estar são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e interpessoal do ser humano, devendo a sua promoção, proteção e recuperação constituírem preocupações vitais dos indivíduos, comunidades e sociedades.É fundamental falarmos sobre esse assunto para que os indivíduos e suas famílias, a partir da informação, procurem ajuda profissional sem se sentirem julgados por preconceitos que dificultam a inclusão social e a conquista de uma melhor qualidade de vida. 

O acompanhamento psicológico auxilia as pessoas na identificação de suas habilidades e limitações para que, através do autoconhecimento e aceitação, consigam superar seus conflitos e dificuldades. 

Procure um profissional, fale sobre você, suas emoções, se informe!

Ingrind M. Silvério Teixeira, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Vamos falar sobre Saúde mental?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tenha o total controle das informações do seu negócio, e conte com a nossa solução para crescer com você.

COMUNICADO OFICIAL

A Fundação Fiaine, uma instituição que tem por objetivo promover a saúde, educação e assistência social comunica que estão SUSPENDENSAS NOSSAS ATIVIDADES NA COMUNIDADE ATÉ O DIA 31/03/2020. 

 

You have Successfully Subscribed!

Share This